Nesta terça-feira (9), há dois destaques importantes no mercado econômico brasileiro. O primeiro destaque é a divulgação de dados econômicos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluindo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de junho, a inflação oficial do Brasil. O segundo destaque é a reforma tributária, que inclui a proposta de taxação pelos estados de recursos de previdência privada transmitidos por herança, que havia sido retirada do projeto anteriormente.
Inflação, varejo e serviços: IBGE divulga dados econômicos
O IPCA de junho é a inflação oficial do Brasil e será divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (10). Em maio, a inflação foi de 0,46%, maior do que o mercado esperava, que era de 0,42%. O acumulado de 12 meses da inflação do Brasil até maio foi de 3,93%. Além disso, o IBGE também divulgará os dados do varejo relativos ao mês de maio na quinta-feira (11) e o desempenho do setor de serviços brasileiro na sexta-feira (12).
Reforma tributária: previdência privada deixada de herança volta ao projeto
A reforma tributária inclui a proposta de taxação pelos estados de recursos de previdência privada transmitidos por herança, que havia sido retirada do projeto anteriormente. A medida tem como objetivo uniformizar a cobrança desses impostos, uma vez que alguns estados já fazem esse tipo de cobrança sobre planos de previdência privada do tipo PGBL e VGBL. O texto da reforma tributária está pronto para ser votado no plenário da Câmara, mas a decisão de quando isso acontecerá é do presidente Arthur Lira (PP-AL).